www.professor.JorgeW.com

Concreto Armado e Protendido

Softwares -> Profissionais - Acadêmicos (freeware)

Aqui uma breve descrição dos softwares consagrados no mercado e dos de uso acadêmico.

Nível Profissional - TQS - Eberick - CypeCAD (para CA) e Adapt - Strap (para CP)

"TQS - é um software destinado à elaboração de projetos estruturais de edificações de concreto armado. É composto por um conjunto de sistemas que, de forma totalmente integrada e automatizada, fornecem recursos necessários para a concepção estrutural, análise estrutural, dimensionamento e detalhamento de armaduras, geração de desenhos até a emissão de plantas.
O TQS torna a elaboração de projetos estruturais um processo altamente produtivo e tem impacto direto na qualidade dos mesmos. Permite o pleno atendimento aos requisitos das normas técnicas ABNT e a compatibilização do modelo estrutural dentro de um processo BIM. A TQS Informática Ltda. é uma empresa prestadora de serviços através do fornecimento de sistemas computacionais gráficos para engenharia de estruturas."
http://www.tqs.com.br/

 

"Eberick - é um software para projeto estrutural em concreto armado moldado in-loco e concreto pré-moldado que engloba as etapas de lançamento, análise da estrutura, dimensionamento e o detalhamento final dos elementos.

Possui um poderoso sistema gráfico de entrada de dados, associado à análise da estrutura em um modelo de pórtico espacial, e a diversos recursos de dimensionamento e detalhamento dos elementos, de acordo com a NBR 6118:2014, além da visualização tridimensional da estrutura modelada e exportação de arquivos em formato .IFC (BIM), DWG, DXF, STL e .OBJ."

A AltoQI também fornece softwares de dimensionamento Elétrico, Hidráulico e Hidrossanitário:

http://www.altoqi.com.br/software/projeto-estrutural/

 

"CypeCAD - é um programa de cálculo estrutural e projeto estrutural em concreto armado, pré-moldado, protendido e misto de concreto e aço que engloba as etapas de:

  • Lançamento do projeto estrutural
  • Análise e verificação completa da estrutura
  • Dimensionamento e detalhamento final dos elementos
Compatível com o Windows, com uma plataforma CAD própria, o Cypecad tem capacidade para trabalhar com estruturas de pequeno, médio e grande porte. Contém uma interface gráfica otimizada para facilitar a utilização e agilizar o processo de desenvolvimento do projeto." A Multiplus também oferece softwares para dimensionamento de estruturas Metálicas, Saneamento e outros:
http://www.multiplus.com/
 
Building on a successful track record of delivering robust, easy-to-use and up-to-date analysis and design tools for concrete structures, ADAPT has become the leading provider of post-tensioned and reinforced concrete software. Our software solutions offer the widest selection of analysis methods, from Equivalent Frame Method to Finite Element Method, to a broad range of specialized applications including flat plate design, frame structures, SOG, MAT, and segmentally constructed bridges.

In 1983 the company released the first version of ADAPT-PT, its flagship product. Since then, ADAPT-PT has become the industry standard tool used to design millions of square feet of post-tensioned buildings. The result of over six years of research and development, in 2001 we launched the BUILDER suite, a fully integrated set of analysis and design applications for concrete design. The BUILDER suite is based on Modeler/3D, a graphically driven structural modeling tool using ADAPT's unique Component Technology. ADAPT customers are able to use one structural modeling system, Modeler/3D for a wide range of structural types, dramatically increasing productivity while also increasing consistency and improving the quality of their designs.

ADAPT-ABI, our flagship bridge design product, is recognized for its advanced capabilities in time-dependent analysis of segmentally constructed post and pre-stressed concrete frames. Featuring a comprehensive moving load generator and design capabilities based on popular bridge codes, it has been used to design hundreds of bridges around the world and is the software of choice for many government agencies in the US and abroad. ADAPT ABI/3D complements the popular ABI, our frame analysis program, by providing 3D frame and shell analysis capabilities.
http://www.adaptsoft.com/  
 

O módulo de Protendido permite ao usuário definir vigas e lajes protendidas em qualquer modelo STRAP.

O usuário define facilmente a quantidade e forma dos cabos. O programa calcula automáticamente as perdas e os esforços devido a protensão, além de efetuar as verificações de momento e cisalhamento.

PERDAS O programa calcula automaticamente as perdas de protensão ao longo do tempo (por atrito, relaxação do aço, encurtamento do concreto, etc), incluindo o efeito de tensionamento de uma determinada viga em outra que foi protendida em um estágio anterior.
VERIFICAÇÕES O programa faz as verificações de momentos (compara o momento último com os momentos atuantes) e de cortante (compara as tensões de cisalhamento existentes no modelo com as tensões admissíveis) tanto para vigas como para lajes. O programa ainda calcula a flecha exata das vigas protendidas.
FASES CONSTRUTIVAS O usuário pode protender cada cabo em uma fase distinta. O programa leva em conta esta diferença ao calcular o efeito da protensão na estrutura.
NORMAS O módulo de Protendido faz o cálculo de acordo com as normas: EURO CODE, BS 8110, BS 5400, ACI, CSA, AASHTO, IS 466. A norma que acompanha o Módulo no Brasil é o EuroCode. As demais normas são comercializadas como normas adicionais.
http://www.sae.eng.br/  

 

Nível Acadêmico (freeware) - Ftool - Norma e Oblíqua (Pilares)

"Ftool - é um programa que se destina ao ensino do comportamento estrutural de pórticos planos, ocupando um espaço pouco explorado por programas educativos, que se preocupam mais com o ensino das técnicas numéricas de análise, ou por versões educacionais de programas comerciais, mais preocupados em introduzir os estudantes às suas interfaces. Seu objetivo básico é motivar o aluno para aprender o comportamento estrutural.
A experiência de ensino nesta área tem mostrado que o processo de aprendizado dos métodos de análise estrutural não é eficiente sem o conhecimento sobre o comportamento estrutural. É muito difícil motivar o aluno padrão a aprender a teoria dos métodos de análise sem entender como o modelo sendo analisado se comporta na prática. O processo de aprendizado dos métodos de análise melhoraria bastante se o estudante pudesse aprender sobre o comportamento estrutural simultaneamente."
Desenvolvido pelo professor Luiz Fernando Martha da PUC-Rio e pela ALIS, que é uma empresa brasileira, de base tecnológica, voltada a apresentar soluções em Engenharia e Sistemas Computacionais. A ALIS é proveniente do Instituto Tecgraf/PUC-Rio (Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica da PUC-Rio) e foi criada para ser o elo entre a pesquisa e o produto, permitindo agregar uma visão empresarial ao ciclo da inovação. 
http://www.alis-sol.com.br/ftool/

 

Normal e Oblíqua - são executáveis que geram as curvas de resistência Md x Nd para checagem de dimensionamento de pilares, flexo-xompressão normal e flexo-compressão oblíqua respectivamente.
Elaborado no Centro de Estudos de Engenharia Civil - CESEC da Universidade Federal do Paraná - UFPR, pelos autores: Cicero Augusto Wollmann Zandoná, Maria Fernanda Figueiredo de Oliveira, professores PhD Marcos Antônio Marino e DSc Sérgio Scheer.
São uma forma dinâmica de se consultar os ábacos ou tabelas de dimensionamento de pilares. Você cira seu pilar quanto ao fck, fyd, dimensões da seção, quantidade e bitolas de aço, assim como a quais esforços este está submetido. Se o ponto ficar dentro ou sobre as curvas, o dimensionamento estará checado!